O que meu cachorro está realmente tentando me dizer?
150
views

Eles se comunicam com a gente diariamente através de sua linguagem corporal e movimentos. Se aprendemos a observá-los e a “ler” com cuidado, começaremos a descobrir o que nossos cães realmente estão tentando nos dizer. O que se segue são traços comuns de linguagem corporal e comportamentos mostrados pelos cães que responderão à pergunta. . . O que meu cachorro está realmente tentando me dizer?

Os cães são nossos verdadeiros companheiros leais e membros insubstituíveis da família. Faremos o que for preciso para mantê-los saudáveis e felizes. . . Assim como fazemos com o resto dos nossos entes queridos. No entanto, existe uma diferença distinta. Ao contrário dos outros membros da casa, nossos cães não podem nos dizer o que eles querem ou precisam em palavras.  Na verdade, as palavras certamente nem sempre são necessárias para transmitir uma mensagem.

 

1. Está tudo nos olhos

“O contato com os olhos é muito mais íntimo do que as palavras podem ser.” -Faraaz Kazi

Você pode falar muito sobre outras pessoas olhando para os olhos deles. Pode revelar desinteresse, raiva, nervosismo e até mesmo atração intensa. Os cães também se comunicarão através dos olhos. É comum pensar que, quando um cachorro olha diretamente para seus olhos, é sinal de amor e carinho. Em alguns casos,  enquanto em outros é exatamente o oposto. Por exemplo, um cão que mantém contato visual com você, enquanto tem uma expressão tensa, normalmente não procura um beijo! Além disso, quando um cão virar a cabeça, mas ainda olha para você, revelando os brancos dos olhos, eles provavelmente estão chateados e podem facilmente se tornar agressivos.  Normalmente não ocorre entre um cão de estimação e seu dono, mas certamente pode ocorrer quando os visitantes chegam.

Contrariamente a isso, cães que têm olhares regulares e descontraídos estão dizendo que estão contentes e felizes. Se os olhos se tornam muito grandes e arredondados, eles se comunicam com você que estão surpresos e assustados. Quando você compara essas características com as dos seres humanos, realmente não é tão diferente. Ao prestar muita atenção, você pode determinar o que o seu cão está realmente tentando dizer pelo olhar.

2. Comunicando com as orelhas

Há certamente muitos tipos diferentes de orelhas de cachorro, dependendo da raça. Há orelhas triangulares, longas flexíveis e orelhas arredondadas. Embora a variedade real de orelhas possa parecer bastante única em cães, as mensagens que estão passando são muito semelhantes. Por exemplo, um cão cuja cabeça vai para o lado e as orelhas puxam para cima e estão em atenção, está alerta e curioso. Se as orelhas estão ligeiramente para trás, o cão está ilustrando uma tentativa de ser amigável. Por outro lado, um cão cujas orelhas se tornaram planas mostra medo e submissão. Essencialmente, quanto mais as orelhas de um cão estão planas, mais medo e medo são.
Quando se começar a ler essa linguagem corporal canina , torna-se muito mais fácil determinar o que meu cachorro realmente está tentando dizer.

3.  A boca

Outra área para observar seu animal de estimação sobre o que eles estão tentando dizer é sua boca. No entanto, não nos referimos à palavra falada. Mais uma vez, seu animal de estimação irá dizer-lhe muito sem falar se você sabe como interpretar sua linguagem corporal. Por exemplo, um cachorro feliz tenderá a ter uma boca relaxada e ligeiramente aberta ou fechada. Se eles estiverem ansiosos ou tensos, a boca ficará fechada, mas será muito apertada. Um cão que se retrai os lábios para expor seus dentes da frente está mostrando agressão. Por fim, um cão ofegante simplesmente está tentando esfriar usando este método para expulsar o calor do corpo. Os cães não suam da mesma forma que nós fazemos e este é o sistema de resfriamento deles. Ao observar a boca do seu cão, você pode descobrir algumas mensagens muito claras sobre o que eles realmente estão tentando dizer.

4. O rabo

Quando as pessoas vêem um cão com uma caudabalançando, eles naturalmente dizem que o animal está feliz e amigável. Embora seja verdade, muitas vezes não é. Em outras palavras, um cão pode estar balançando seu rabo quando são felizes ou chateados e agressivos. Houve muitos casos já documentados de mordidas de cães quando as pessoas se aproximaram de um cachorro com uma cauda balançando, achando que eles seriam amigável.

Um cachorro pode revelar muitas outras emoções que eles também sentem pelo rabo. Quando eles estão muito assustados, o rabo irá entre as pernas. Um rabo altamente elevado e duro mostra agressão e é um aviso para ficar longe. Ao aprender a ler a linguagem corporal dos cães, como se move o rabo, você pode facilmente decifrar o que ele está tentando dizer.

Comportamentos e movimentos

Até este ponto, nos concentramos principalmente nas “partes do corpo” para determinar o que nossos cães estão tentando nos dizer. No entanto, existem muitas outras maneiras pelas quais eles nos comunicam. Os seguintes são vários tipos de comportamentos e movimentos de cães que claramente transmitem mensagens do animal para o proprietário.

1. Saltar sobre você

Existem várias opiniões sobre por que um cachorro pode estar pulando em você. Algumas pessoas vão te dizer que estão tentando afirmar o domínio sobre você. Outros dirão que é simplesmente uma demonstração de carinho e cpedir atenção. Ambos estão certos.

Os caninos são ensinados desde o nascimento a lamber pedaços de comida da boca de sua mãe. Tentar lamber a boca torna-se um cumprimento canino semelhante ao modo como os seres humanos podem cumprimentar-se apertando as mãos. Quando você chega em casa de um dia atarefado, seu animal de estimação querido está pulando em você para lamber sua boca e dizer “Como você está?” Eles estão exigindo atenção e muitas emoções estão passando pelo cérebro do seu cachorro naquele momento. Não há dúvida, no entanto, que eles estão dizendo que eles estão muito felizes em vê-lo e estão exigindo algum tempo e atenção. Uma mensagem muito clara .

2. Bocejar

Quantas vezes por dia você boceja? Todos os humanos fazem isso. Existem muitas teorias que procuram explicar por que bocejamos, pode ser devido ao tédio ou à exaustão, e até mesmo como uma resposta contagiosa que é ativada pelo comportamento de bocejo dos outros. Quando consideramos nossos cães, podemos ver muitas semelhanças entre eles e nós mesmos a esse respeito. A verdade é que seu animal de estimação pode bocejar como um sinal de simplesmente estar cansado. Você vê isso várias vezes todos os dias quando eles acordam de uma longa soneca. No entanto, há uma grande pesquisa que sugere que os cães bocejam como uma resposta ao estresse suave. O bocejo real atua como um tipo de alívio do estresse que está se acumulando.

Curiosamente, há evidências crescentes que mostram que o bocejo em cães pode realmente ser um tipo de “bocejo contagioso” que, em última instância, está mostrando empatia em relação aos seus proprietários. Se um bocejo humano é seguido por um cão fazendo o mesmo, é uma conexão social e exibição de empatia em relação ao proprietário. Considerando tudo isso, um cão bocejante certamente dirá a seu dono como eles realmente se sentem!

3. Os latidos

Quem sempre teve um cachorro em casa, deve  saber como eles expressam seus desejos e necessidades é fundamental. Por exemplo, os cães produzem uma variedade de sons, sejam eles raspar de garganta, rosnadas, gemidos . Todos significam uma necessidade de algo diferente e estão comunicando com várias mensagens.  Além disso, quanto mais a duração do latido mostra um cão determinado,  confuso ou assustado. Ao ouvir atentamente o seu animal de estimação, você pode começar a determinar o que realmente estão tentando dizer.

4. Em pé com duas patas ou entre as pernas

Como foi demonstrado, nossos cães estão sempre tentando se comunicar conosco. Outra maneira pela qual eles fazem isso é sentar nos nossos pés ou entre nossas pernas. Qualquer dono de animal de estimação pode ser perdoado por pensar que isso é um comportamento peculiar e às vezes irritante. No entanto, é certamente outra maneira que nosso cachorro está tentando nos dizer algo. Pode ser um caso de dominância como o animal de estimação se afirma sobre você. Também pode ser um comportamento possessivo em que o cão mostra aos outros que você é dele. . . Por fim, pode ser devido à ansiedade de separação ou mesmo ao constante carinho de um animal de estimação amoroso e fofinho. Como em todos os casos, um proprietário precisa ser observador e ler todas as pistas que seu cão está fornecendo para eles. Só então eles serão capazes de determinar o que eles realmente estão tentando dizer a eles.

5. Mordida

Sem dúvida, a maneira mais problemática que nossos amados cães buscarão nos dizer que algo é mordendo. Esta não é certamente a maneira mais comum de escolherem se expressar, mas acontece. Assim como tudo o que foi esboçado até este ponto, morder é outra forma de comunicação. Pode haver uma série de razões para que isso aconteça.

Os cães também podem morder devido à possessividade sobre o proprietário ou mesmo um item material, como alimentos ou um osso. Além disso, um cão pode morder devido ao medo. Se eles estão assustados ou surpresos, um bom contato pode ser o resultado. Certamente, embora não seja tão comum como os outros comportamentos, morder é outra maneira que seu cão irá dizer o que eles estão sentindo e tentando dizer.
Conclusão

Em suma, as várias maneiras que nossos cães se comunicarão conosco foram claramente mostradas. De observar a linguagem corporal, como abanar as caudas para a motivação por trás de vários comportamentos como bocejar e descascar. Tudo tem significado. Como seres humanos, precisamos apenas tomar o tempo para observar cuidadosamente e então seremos capazes de responder a pergunta. . . O que meu cachorro está realmente tentando me dizer?
E quanto a você? Por favor, contribua para a nossa discussão:
Você pode sempre dizer o que seu cão está tentando dizer?

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: