Quando o meu cão inclina a cabeça
125
views

O ato de inclinar a cabeça, é um movimento clássico: é sinal que o seu cão ouve algo?

Um som que é misterioso, um toque de celular, um certo tom de voz  e de repente, sua cabeça se inclina para um lado, como se ele estivesse tentando entender o significado daquilo.Existem até vários vídeos na Internet com este comportamento que mostram que isto é comum  e  muitos de amantes de cães acham isso divertido.

Você já deve ter percebido que seu cão reage assim, por exemplo, quando se faz uma pergunta do tipo : “Quem é o bebê da mamãe?” é difícil resistir e não repetir, só para ver o seu cão, virando a cabeça para o lado. É como se ele soubesse o significado preciso das suas palavras.

Será que ele sabe mesmo? O que está realmente acontecendo quando o seu cão se inclina a sua cabeça?

Para ouvir melhor

A inclinação da cabeça, embora não seja totalmente compreendido, pode realmente significar a tentativa de seu cão entender o que ele ouve. Alguns especialistas acreditam que os cães ao inclinar suas cabeças é quando eles acham que há uma possibilidade de que o que está sendo dito pode levar a algo importante para ele, uma atividade que elas gostam, por exemplo. Uma vez que os cães podem entender algumas linguagens humanas, incluindo palavras e tom de voz, a inclinação da cabeça pode fazer com que ele está se concentrando em escolher uma palavra-chave ou inflexão que relaciona-se com essa atividade favorita. Assim, seu cão pode inclinar a sua cabeça quando você começar a falar sobre levar ela para uma caminhada ou dar-lhe um banho ou jogar o que é que ele gosta de fazer.

A forma como os cães ouvem também já foi estudado, cães de orelhas movendo ajuda a localizar a origem de um som. Além de mover as orelhas, os cérebros dos cães calculam diferenças de tempo muito pequena entre o som que atinge cada orelha. Até mesmo a menor alteração na posição da cabeça do cão em relação ao som fornece informações que o cérebro usa para descobrir a distância do som. Assim, quando um cão se inclina a sua cabeça, ele poderia estar tentando determinar com mais precisão a localização exata do som, especificamente a altura relativa aos ouvidos.

Colocar esses elementos em conjunto é bastante provável que os cães naturalmente tem esse comportamento e, em seguida, pode ser repetido quando for reforçada. Se o cão é elogiado pelo proprietário para inclinar a cabeça, provavelmente ele irá sempre inclinar quando se fizer a mesma pergunta no futuro.

Virando a cabeça é um sinal de inteligência?

Os cães que a viram a cabeça são mais espertos do que os outros? Apesar de existirem relatos  que os cães com orelhas compridas e flexíveis são mais propensos a ser inclinaram suas cabeças em resposta a ruídos, do que os cães com orelhas eretas,  a inclinação da cabeça está associada com algum tipo específico de raça de cão ou inteligência. Alguns especialistas relataram que os cães com certos problemas de socialização, provavelmente,  inclina menos a cabeça quando as pessoas falam.

Embora seja fácil assumir algo tão bonito como a inclinação da cabeça com algo que seja  sempre benigno, é importante conversar com seu veterinário sobre qualquer comportamento que poderia ter uma causa médica. Um cão que, de forma consistente ou sem parar, mantém sua cabeça inclinada, especialmente sem um ruido externo óbvio  pode ter um problema de saúde. Estes tipos de problemas de saúde que vão da doença para o cérebro, tais como infecção, inflamação, câncer, etc., um problema do ouvido, tais como infecção, corpos estranhos alojados ou de qualquer outro órgão. Só um veterinário pode analisar.

 

News Reporter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: